BOLICHE BÍBLICO:quatro equipes,para cada um participante de cada equipe,será sorteada uma pergunta diferente para cada um responder,se responder corretamente ganhará 10 pontos e terá direito à uma bola,que será arremessada nos pinos,cada pino derrubado valerá 10 pontos.
JOGO DA VELHA:Duas equipes de cada vez.Para cada um participante de cada equipe será sorteada uma pergunta diferente.Cada um que acertar a pergunta ganhará 10 pontos e terá direito de escolher um quadrado no jogo da velha para marcar.A equipe que fizer primeiro três marcas em sequência ganhará 50 pontos.
CORRIDA BÍBLICA:Para dois participantes.Fazer uma pista de corrida em cartolina ou papelão dividida em vários quadrados,sortear uma pergunta para cada participante,se acertar,avançará uma casa,se não responder fica parado,se errar recua uma casa.Ganha quem chegar primeiro no final.
CHUTE À GOL:Montar uma trave de papelão,com 70cm de largura e 50 de altura.Bola pequena.Três participantes de cada equipe.Fazer uma pergunta a cada um,o que acertar a pergunta terá direito à um chute . Cada gol feito,valerá 10 pontos.
BEXIGAS:Três participantes de cada equipe.Dar uma bexiga para cada participante,a equipe que acabar primeiro de encher e estourar,ganha 30 pontos.
O QUE É QUE TEM?:escolher seis crianças,três de cada grupo.A professora escolherá uma palavra,por exemplo,o que é que tem na igreja?,elas terão que ir falando,aquela que não souber está fora da brincadeira.Ganha quem ficar por último.
CONTINUE A HISTÓRIA:Escolher duas crianças,uma de cada grupo,.Para cada uma será dado uma parte da história,e a criança terá que continuar a história.Ganha aquela que souber contar a história corretamente e com mais detalhes.
MÍMICA:duas crianças ,uma de cada grupo.A professora escolherá uma profissão para cada uma e falará em segredo.A criança deverá fazer a mímica para que seu grupo acerte qual a profissão.
DADO:Um dado ,seis caixas, numeradas de um à seis, com perguntas.cada criança deverá jogar o dado,o número que sair será correspondente com a caixa que ela responderá a pergunta.Por exemplo:se o dado cair no número dois,ela responderá a pergunta da caixa 2,se acertar ganha 20 pontos,se for a caixa 3 ganha 30 pontos,assim sucessivamente.
ONDE ESTÁ O BICHINHO:Fazer uma árvore de papel,colar num painel,colocar várias maçãs de papel ,todas numeradas e apenas uma com um bichinho desenhado no verso.Será uma feito pergunta para cada participante,o que responder corretamente terá direito de escolher uma maçã,ganha quem achar a maçã com bichinho primeiro.
CARINHA SEM OLHO:2 equipes com duas crianças.Fazer 2 rostos sem olhos,colocar em um painel ou lousa.Uma criança será vendada e a outra ficará auxiliando(com fala) a que está vendada a chegar no rosto para fazer o olho,ganha a equipe que conseguir fazer o olho no lugar certo,ou o mais próximo.
BRINCADEIRA PARA DEFINIR O RESULTADO DA GINCANA:Fazer 6 figuras diferentes,atrás de cada uma delas ,haverá um número de pontos (uma terá 20,a outra 50,por exemplo),escolher 3 crianças de cada grupo,cada uma escolherá uma figura,depois de escolhidos todos virarão suas figuras e será somado os pontos de cada grupo .
ADVINHA QUEM É? Você deverá escolher personagens biblicos e tentar fazer com que os participantes, descubram quem ele é, somente representando suas características ou fatos relacionados a eles, através do uso de mímica (não vale escrever nada, nem falar). Quem souber, vai acumulando pontos. Exemplos: Noé (arca), Jonas(baleia), Davi(Golias), Daniel(Leões), Salomão (templo), Elias (carro de fogo), Gideão (porção de lã), Sansão (cabelos compridos), Josué (trombetas), José (túnica de várias cores), Judas... QUEM SOU EU? Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem. Instruções Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso, ex: Frente A.C.A.B.E Verso: Casou com a filha do rei de Sidom. Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias Após sua morte teve suas carnes comidas por cães Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta. A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes. Ganhará aquele que disser a resposta certa. Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez. A cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome. |
ALGUMAS OPÇÕES DE BRINCADEIRAS:
*Dança das cadeiras
*Ache o versículo
*Argolas
*Afunda ou não afunda
Espero que essas brincadeiras deêm boas idéias para todos que pretendem fazer uma E.B.F.abençoada.Já fiz todas e deram muito certo.
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